Mitos do Coaching:

 mito

1º Mito – Todos os coaches irão apoiar- me a alcançar objetivos.
Infelizmente não! Para que um coach apoie o cliente atingir um objetivo verdadeiro, que poderá, às vezes, nem estar claro para o cliente, é necessário ter uma formação qualificada e prática. Existe oferta de cursos cujo foco é ser curto e barato, como se tratasse de um produto fast food – Seja coach em 5 dias! O objetivo é encher uma sala para o curso, mas não formar profissionais qualificados, não “nutrir” o futuro coach com uma sólida formação. Resultado – gera um profissional junk food.

2º Mito – Todos os denominados coaches são profissionais certificados.
Também Não! Esse é outro problema com que o coaching se depara a nível mundial. Existem pessoas que consideram que ler livros, ter “jeito” (sem formação técnica), alguma formação teórica num workshop, formam uma base suficiente para autodenominarem-se coaches. A esses juntam-se quem tem um certificado após 3 dias de curso, ou faz um curso online (e-learning) sem nenhuma prática, e como resultado, a qualidade dos coaches irá variar drasticamente.

3º Mito – Um coach não precisa de Especialização.
Errado. A especialização apoia o cliente identificar em que área o coach atua. Se o cliente é um atleta que precisa de um coach, é importante que o coach tenha formação e experiência em coaching, e na área de desporto/esporte. Isso não significa que um business coach não poderia apoiar o atleta. Há objetivos comportamentais que são transversais a qualquer área do coaching – como lidar com o stress, por exemplo. Todavia, existem problemáticas da área, neste caso d/esportiva que o profissional especializado e experiente estará melhor preparado para conduzir e apoiar o seu cliente.

Uma pessoa com amor-próprio e respeito pelo próximo, irá desejar ser um profissional bem qualificado, bom no que faz. Irá querer o melhor para si e para o outro. São essas pessoas que compreendem que é necessário tempo, qualidade e investimento, com a empresa certificadora certa, para ser esse profissional coach, de referência.

 

© MORE Institut Ltd.
Autor: Karina Milheiros
Humanistic Master Trainer Coach, Master Trainer PNL, Presidente da IHCOS, IN, ICI, Vice-Presidente da ECA.
Em Facebook MORE,09.02. 2015

Leave a Reply