Mitos do Coaching – Parte 2

 

Mitos2ª parte

4º Mito – O coach é um “problema” para os colaboradores de uma empresa.

Não, ao contrário, é a solução! O coaching pode ajudar o colaborador que é comprometido com a sua empresa, e que as suas limitações comportamentais influenciam negativamente o seu desempenho. O coach é indicado também, para aquele colaborador que se esforça, mas que se sente desnorteado em relação aos objetivos ou missão da empresa. Neste caso, o alinhamento entre objetivos, valores, poderá trazer de volta o rumo ao colaborador. Para aqueles colaboradores que, num dado momento, enfrentam desafios, e precisam de recursos para os ultrapassar, o processo de coaching é a solução perfeita. Para todos esses casos, a empresa ganha com produtividade, comprometimento e motivação, que aumentam exponencialmente. Por fim, o colaborador que está na empresa, mas não se identifica com ela, o coaching pode servir como processo para a clarificação da sua decisão, que embora já pensada, é protelada por diversos fatores, sendo uma situação negativa para ambos.

5º Mito: O Coach é apenas um bom amigo que serve para conversar.

Não! Entre coach e cliente é muito positivo estabelecer-se uma relação empática, mas ele não é um amigo. Um bom coach profissional quer o melhor para o seu cliente, com foco no que ele terá que mudar, e nos objetivos que deseja atingir. Isso quer dizer que o coach irá trazê-lo à responsabilidade da vida, para apoiar o cliente a mudar e alcançar seus objetivos pessoais e profissionais, desafiá-lo para o seu bem, conduzindo até que ele “odeie” o coach nas primeiras sessões. Recorde que coach irá empurrar o cliente para fora da zona de conforto, para que mude!

6º Mito: O coaching é um processo longo.

Não. Cada sessão de coaching tem a duração de 1 hora e meia, e no final dessa sessão o cliente deve ter um resultado, que pode traduzir-se, por exemplo, tornar-se cônscio das suas limitações e delinear as ações para ultrapassá-las, mudança de um comportamento ou crença. De sessão para sessão os clientes notam um progresso notável, alcançando objetivos, implementando mudanças. Dependendo do que foi contratado com o cliente, da competência do coach, numa relação one-on-one semanal, ou quinzenal, poderão ser atingidas mudanças incríveis em 8 sessões, um investimento minúsculo em tempo para os resultados alcançados.


© MORE Institut Ltd.
Autor: Karina Milheiros
Humanistic Master Trainer Coach, Master Trainer PNL, Presidente da IHCOS, IN, ICI, Vice-Presidente da ECA.
Em Facebook MORE, 23.02. 2015

Leave a Reply