3 Dicas para Aceitar Elogios

Supostamente achamos que o elogio é algo que todos gostaríamos de receber. Contudo, já verifiquei nos cursos que, algumas pessoas têm muita dificuldade de aceitar o elogio. As razões podem ser várias como problemas com a auto-estima, achar que tornar-se-á convencido, ou ainda considerar que não é tão bom, ou tão competente assim.

Seguem 3 dicas para aceitar elogios:

1. Cuidado com o que pensa! Quando alguém o elogia porque está a vestida com uma linda peça de roupa, ou porque usou a sua criatividade e fez um bonito objeto com as suas mãos, ou ainda redigiu um texto interessante, apenas agradeça. Evite envolver-se com os seus pensamentos nos quais você denigre a sua própria imagem.

2. É Sincero! Na correria diária que vivemos, é um facto que muitas pessoas não param para elogiar outras. Por vezes até pensam, mas acabam por não o fazer. Porém, num dia que encontram-se mais relaxadas, aproveitam para o elogiar! Quando receber um elogio, não fique preso aos pensamentos: “é falso”, “deve ser cego”, “Interesse! Irá pedir alguma coisa…”. Recorde que essa pessoa pode verdadeiramente apreciar algo em si. Quando receber um elogio inesperado – Usufrua!

3. Falsa Modéstia. Por educação, religião, ou cultura, talvez foi ensinado que é feio ser convencido. Então, o que faz? Recusa o elogio ou até deprecia suas competências e qualidades, para mostrar que é modesto. Esta é uma falsa modéstia, porque no fundo sabe que o elogio é verdadeiro mas receia ser vaidoso ou cair nas garras da “perfeição”, mostrando ao outro que o rejeita. Apenas aceite o elogio!

Por fim, respire, sinta o elogio e sorria. Você também tem o direito de brilhar neste mundo!

© MORE Institut Ltd.
Autor: Karina M. Kimmig
Humanistic Master Trainer Coach, Master Trainer PNL, Presidente da IHCOS, IN, ICI, Vice-Presidente da ECA.
Em Facebook, 23.10. 2014

Leave a Reply