3 Dicas para Destressar


O Stress é uma reação do corpo perante uma ameaça real ou imaginária. O corpo prepara-se para se defender, o que gera mudanças físicas, como subida da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, alteração na respiração, entre muitas outras. Cada vez que sente-se stressado a sua saúde física e mental está em causa. Para detetar fontes de stress, seguem 3 dicas para si:

Stress

1. Cuidado com o que pensa! O cérebro não distingue uma ameaça real de uma imaginária. Cada vez que uma pessoa cria um filme na sua mente, e fica remoendo pensamentos derivados de interpretações e suposições sobre “sinais detetados”, ao invés de resolver a questão abertamente, o corpo entra em stress. A pessoa fixa-se a pensar no problema, faz pressuposições, e depois nada acontece como o cenário “mau” da mente, e volta a relaxar. Entretanto a sua saúde já foi afetada.

2. Emoções! Lutas internas a nível emocional criam stress e desgastam a pessoa. A insegurança, ansiedade, raiva, são emoções que geram stress. Para lidar com elas, é necessário trabalhar no seu desenvolvimento interno. A segurança interior o apoiará a manter a calma e o discernimento para lidar com os eventos adversos.

3. Enfrentar o problema! Quando uma situação lhe aparece como um problema e não o resolve ou o evita, sente-se num beco sem saída, e logo entra em stress. Sentirá que tem uma situação que é uma pedra que não sai do seu sapato. A solução será enfrentar a situação, ou saltar fora do problema, ou ainda mudar a forma como vê o problema, aprendendo a conviver com ele.

Por fim, aja em prol da sua saúde mental!

© MORE Institut Ltd.
Autor: Karina Milheiros
Humanistic Master Trainer Coach, Master Trainer PNL, Presidente da IHCOS, IN, ICI, Vice-Presidente da ECA.
Em Facebook, 04.09. 2014

Leave a Reply