Caí e agora?

3 Lições para olhar para as “quedas” numa outra perspetiva!

Copyright:  sxc.hu

Copyright: www.sxc.hu

Recorda, quando criança, quantas vezes caiu ao dirigir a sua bicicleta? Talvez algumas vezes, ou muitas… Na maior parte dos casos, olhávamos para a queda como uma experiência. Queríamos fazer igual aos outros meninos que já dominavam as suas bicicletas! Então, limpávamos mãos e joelhos, e ingressávamos noutra tentativa.

Quais são as 3 lições que podemos retirar dessa nossa experiência passada, para a vida adulta do presente?

1ª Lição – Aprendizagem – quando crianças, nós víamos a queda como aprendizagem e não como uma “queda” ou “eu falhei”. Compreendíamos que tínhamos que levantar, focados em tentar uma outra vez. Estávamos motivados por termos aprendido mais um passo sobre “como equilibrar-me na bicicleta”. Hoje, ao olhar para uma “queda”, ou quando vier aquela vozinha que lhe diz “falhei, sou um falhado…”, relembre essa experiência. Não é queda, não é falha, é aprendizagem!

2ª Lição – Ação – quando criança ao cair e levantar, agia! A inércia não tomava conta de si (salvo os momentos que talvez o choro era para alertar os seus pais). Você soprava nas mãos esfoladas, limpava os joelhos, e montava na “garupa” da sua pujante bicicleta. Perante uma queda, uma “falha”, levante-se, sacuda a poeira, erga a sua cabeça e siga em frente. Não há nada para ser culpado, ou culpar, mas antes para aprender. Recorde, você foi criado para caminhar, então aja!

3ª Lição – Reavalie – quando criança você fazia uma rápida avaliação do acontecimento. Vou evitar aquele buraco, ou vou evitar para já o terreno de terra batida com gravilha, ou de querer soltar as mãos do guidão a campeão. No presente, pode fazer o mesmo – reavaliar. O que aprendi para fazer da próxima de forma distinta? Há sentido eu permanecer neste caminho ou não? Como foi a minha conduta? E a dos outros? Use essa oportunidade para refletir, rever o caminho pelo qual irá guiar a sua vida e avançar com as suas respostas.

Afinal, hoje, você está sentado na garupa da sua bicicleta, aprendendo a guiar a sua vida!

Abraço
Karina Milheiros

© MORE Institut, Ltd.
Autor: Karina Milheiros
Master Trainer Coach, Sénior Coach, Master Trainer PNL, Presidente da IHCOS, IN, ICI, Vice-Presidente da ECA.

Newsletter Março 2014

Leave a Reply