Entrevista:

Apostamos num serviço de coaching diferenciado

1. Quais as vossas grandes apostas em termos de serviços de coaching?

A nossa grande aposta é a prestação de um serviço de coaching diferenciado às empresas e aos clientes privados. Esse serviço diferenciado tem como base a prática de uma metodologia inovadora no coaching, resultado de uma longa experiência e do desenvolvimento de ferramentas mais eficazes, que vão de encontro às recentes pesquisas científicas sobre o cérebro e os processos neurobiológicos. Esta metodologia desenvolvida pelos fundadores da MORE Institut tem gerado resultados mais rápidos, mudanças estáveis ​​e duradouras no tempo, e já é considerada a nível internacional, a próxima geração de ferramentas de coaching.

Karina_Milheiros

Karina Milheiros

2. Como tem sido a experiência nos vossos programas de certificação com pessoas de oriundas de várias partes do mundo?

Excelente! A diversidade cultural promovida pela participação de pessoas oriundas de diferentes continentes constitui em si, uma vantagem dos nossos programas de coaching. Os participantes ou futuros coaches, beneficiam de uma network internacional, uma relação de amizade sólida construída durante a formação e, experienciam uma aprendizagem prática de coaching com diferentes “mindsets“, conduzindo a uma melhor compreensão das estratégias mentais individuais dos seus futuros clientes. Ao longo deste ano, por exemplo, foi registada uma alta taxa de sucesso relativa ao desempenho dos coaches certificados pelo MORE Institut, e do feedback que eles receberam dos seus clientes, em diferentes países do mundo.

3. O que tem levado a aderência de pessoas de geografias tão díspares aos vossos programas?

Existem várias razões, mas resumiria em três principais: formação profissional exigente e supervisionada com trainers de elevada excelência técnica em coaching, a aprendizagem de uma metodologia diferenciadora, e um programa com o dobro ou triplo de horas práticas, do que grande parte dos cursos oferecidos nesta área. Muitos participantes procuram investir numa certificação que os prepare adequadamente e, lhes traga um fator diferencial em um mercado competitivo. Esses participantes possuem conhecimento que uma melhor qualificação e competência técnica, promovem melhores resultados e benefícios aos seus clientes. As empresas e pessoas privadas que investem dinheiro neste setor desejam resultados rápidos e efetivos, e os coaches que certificamos estão preparados para fazerem a diferença.

4. O facto de estarem a realizar os programas na Alemanha, numa zona muito calma, tem importância naquilo que planificam para o vosso trabalho?

Sim. A formação na Alemanha distingue-se das outras certificações que realizamos em outros países, devido a soma de alguns fatores. O MORE Institut possui um grande espaço, com várias salas, jardins, e está localizado num ambiente natural inspirador, no qual os participantes usufruem de calma, segurança, silêncio e descontração, permitindo que eles estejam totalmente focados numa formação intensiva. Por outro lado, eles podem deslocar-se facilmente a pé, numa cidade que dispõe de todos os serviços necessários durante a sua estadia. Os clientes também afastam-se das suas rotinas diárias, obrigações a nível profissional, familiar, etc…, permitindo-lhes a concentração total na formação, promovendo um maior intercâmbio de ideais, insights e aprendizagens.

5. E em termos de serviços de coaching para profissionais de empresas, como tem sido a vossa experiência recente?

Recentemente as empresas têm contratado sessões individuais, especificamente executive coaching para senior managers, com o foco no desenvolvimento da liderança, cursos desenhados “sob medida” que forneçam ferramentas de coaching para os gestores desenvolverem e alinharem a equipa, por forma a aumentar a produtividade e motivação, e também recebemos colaboradores para as nossas certificações. Na Europa, devido a situação económica atual do mercado, também solicitam-nos cursos e sessões de coaching com o enfoque na área das vendas e do outplacement.

6. Que tipo de profissionais mais vos procuram a este nível e quais são os problemas mais comuns que vos colocam?

Engenheiros, gestores, terapeutas, médicos, professores, entre muitas outras profissões, procuram os nossos serviços como sessões, cursos ou certificações em coaching. Os clientes que solicitam-nos sessões de coaching, procuram um tipo de coaching diferente do normal, mais focado no processo de transformação definitivo. Muitos clientes nos chegam pelo conhecimento dos resultados que conseguimos nestes processos. Também temos clientes que nos são indicados, os quais não obtiveram os resultados que desejavam em experiências anteriores de coaching.

Há uma diversidade de temas solicitados pelos clientes, tais como: desenvolver a liderança, lidar com o confronto, trabalhar a autoestima, desenvolver a segurança, o carisma, mudar de carreira, entre outros.

7. Como será a evolução do coaching nos próximos anos em Portugal?

O coaching está a evoluir num processo de amadurecimento. As empresas e pessoas privadas estão cada vez mais informadas sobre a importância da competência profissional do coach, e pouco a pouco, estão a perceber qual é a diferença entre formações de desenvolvimento pessoal e certificações credenciadas para formar profissionais coaches devidamente qualificados.

Ao abrigo do novo acordo ortográfico

 

Entrevista realizada à Karina Milheiros, pela Revista Human e publicada em Setembro 2013

Co-fundadora do MORE Institut, Ltd.

Master Trainer em Coaching, Executive e Life Coach, Master Trainer PNL, Presidente da IHCOS, IN, ICI, Vice-Presidente da ECA, além de ser membro de outras associações do setor.

Leave a Reply