Leadership Coaching é mais do que um Conjunto de Técnicas.

Como tornar-se um excelente líder e ainda mais em tempos difíceis? Esta pergunta está presente na mente daqueles que desejam evoluir na sua carreira, como também daqueles que assumem uma posição de liderança. O líder possui em mãos uma tarefa complexa – exercer a liderança. O líder atual deve ser competente a gerir e desenvolver os colaboradores, a motivar a equipa, a corresponder as expectativas sobre a sua performance, e estar alinhado com os objetivos da organização.

Para apoiar os líderes nessa tarefa, anualmente são publicados livros e artigos de revistas sobre liderança, nos quais muitos autores enfatizam a importância dos líderes usarem as técnicas de coaching para maximizarem os resultados no processo de liderança.

Leadership CoachingDe facto, há fortes razões para um líder aprofundar o seu conhecimento nas ferramentas de coaching – estas fornecem um meio de ele satisfazer as expectativas da organização, apostando no desenvolvimento do liderado que abraçará mais desafios, e ao mesmo tempo na melhoria do seu próprio desempenho. Mas, como todas as artes, o domínio desta, não se resume apenas na aquisição e conhecimento das ferramentas. O poder advém do verdadeiro trabalho de autoconsciência e do domínio experiente em usá-las na gestão das pessoas.

Foi essa a situação que tivemos num dos nossos últimos cursos de coaching – um professor catedrático, consultor de gestão e liderança, com vasto conhecimento sobre as práticas, teorias e conceitos de liderança. Como este expert em liderança, realmente beneficiou da metodologia de coaching MORE?

Ele teve profundos insights sobre as estratégias e os comportamentos que o limitavam no seu papel de líder num projeto desafiador, e o apoio personalizado na sua autotransformação. Com todo o seu conhecimento e experiência anteriores, ele não havia conseguido, na prática, remover os obstáculos do seu caminho. O impacto positivo dessa mudança, numa fase crítica da liderança do seu projeto foi decisivo. Aqui nasceu um excelente líder que reuniu: a coragem de autoconhecer, o foco no resultado, a determinação para atuar, a conquista daqueles que estão se esforçando pelo líder, e a gestão da exigência em tempo de crise. Portanto, como toda a arte, a diferença não está em navegar com bom vento, mas ser bem-sucedido em guiar um navio sob tempestade.

© MORE Institut Ltd.

Autor: Karina Milheiros,
Co-fundadora da MORE Institut Internacional,
Executive e Life Coach, Master Trainer em PNL e Coaching.
Publicada na Revista Human – Junho 2013

Ao abrigo do novo acordo ortográfico

Leave a Reply