Acredita ou não?

Pergunta-se muitas vezes em que acredita? Fala com seus próprios botões, frases que sente que o limitam? Sente que queria mudar a forma como comunica com o seu filho/a, mas não é capaz?

Quantas vezes disse a si próprio, “não vale a pena tentar… eu já sei que não consigo”, e desistiu de seguir com um projeto, um curso, ou mesmo uma viagem…. Quando olha para si, sente-se confiante e acredita em todo o seu potencial?

CloverMuitas vezes, crenças e convicções limitam escolhas que fazemos no nosso dia a dia. Algumas dessas crenças sabemos e outras não estão ao nível consciente. Por exemplo, algumas pessoas acreditam que não são capazes de passar no exame de condução ou de código e ter a carta de condução. Muitas vezes, essa crença é porque a pessoa acredita que não é capaz de conduzir, ou porque reprovou no exame de código e “acredita” que não é capaz de ser bem sucedida/o no próximo exame. A pessoa que acredita que não é capaz de conduzir, tem consciência que esse facto limita em muitas atividades que gostaria de realizar.

Porém, outras crenças que limitam no dia a dia, só prestamos atenção, quando nos sentimos infelizes e frustrados, por não realizarmos ou alcançarmos um objetivo. Por exemplo, o sonho de ter uma casa no Alentejo. Diz a si próprio, é apenas um sonho!!! Porque ter uma casa, implica que “eu tivesse outras oportunidades e não acredito que isso aconteça. Como também estamos em crise, portanto, eu vou me contentar com o que tenho.” Esta frase pode revelar que esta pessoa, não acredita nas suas capacidades para arriscar outra profissão ou mudar de empresa. Quando restringimos o nosso leque de escolhas e não arriscamos, mais ainda acreditamos na realidade que construímos ao nosso redor.

Como acreditamos que deseja construir novas crenças e convicções que lhe abram oportunidades, segue uma pequena técnica que o auxilia a ter consciência do que está a limitá-lo.

 Recordo que para colocar um ponto final nas suas crenças limitadoras e criar crenças que lhe forneçam mais escolhas, poderá aprender técnicas de PNL (programação neurolinguística), ou coaching, ou mesmo trabalhar com esse tópico nas suas sessões de coaching. Vamos à técnica…

 Esta técnica é um modelo construído a partir do trabalho com a linguagem. A linguagem é um meio muito importante para transformar a forma como comunicamos connosco próprios. Essa comunicação influenciará como se sente a nível fisiológico e emocional.

 Técnica das Questões:

  1. Escolha algo em que acredita que não é capaz. Após escolher responda as questões que se seguem.
  2. Isso é verdade?
  3. Sabe com absoluta certeza que isso é verdade?
  4. Como reage, o que acontece, quando acredita nesse pensamento?
  5. Quem você seria sem esse pensamento?
  6. Escreva no que quer acreditar.
  7. O que precisa fazer, que dependa de si, para começar acreditar?

 Acredito que o ajude a refletir sobre o que acredita e o que não acredita, correto?

Para saber mais, esperamos por si nas instalações da MORE.

© MORE Institut

Autor: Karina Milheiros

Master Trainer Coach, Sénior Coach, Master Trainer PNL, Presidente da IHCOS, IN, ICI,

Vice-Presidente da ECA.

Newsletter em Novembro de 2008

Leave a Reply