Que Futuro deseja para si?

Tem vindo a pensar a mudar a sua vida? O que planeia e sonha para o seu futuro?

É daqueles que possui todas as etapas planeadas? Ou pertence àquele grupo de pessoas que sonha, tem um ideal em mente, e depois diz a si próprio: não vale a pena! Ou, talvez ainda perceciona-se como uma pessoa focada em viver o presente, e o amanhã logo se verá….!

Seja qual for o seu estilo de planeamento, forma de sonhar ou modo de lidar com o tempo, sugerimos nesta newsletter, enquanto está lendo, pensar no seu futuro, e talvez tomar a decisão de produzir os resultados que tanto deseja.

Relaxe na cadeira, e imagine que daqui a 10 anos, está no mesmo local de trabalho, com o mesmo salário, com as mesmas pessoas, os mesmos acontecimentos diários que ocorrem no tempo presente. Sabemos que é difícil imaginar 10 anos…mas é somente imaginação….relaxe e imagine….

Agora sinta, ouça e observe a si próprio……talvez tenha mais alguns quilos ou não; cabelos mais brancos ou pintados; ou talvez mais umas rugas; ou outros detalhes que considere importantes… Sabe o que diz a si próprio nessa sua imaginação…. Talvez, esteja feliz com o seu futuro……, ou talvez sinta que já passaram dez anos desde 2008, está em 2018, e pouco do que queria realmente ter mudado, alterou….. ou verifique que perdeu a oportunidade de mudar radicalmente como queria o fazer em 2008!

1396010_27450209

Mas tudo isso, não passa de imaginação…pode verificar que está na sua cadeira, a ler uma newsletter no seu computador! Contudo, algo se tornou mais consciente para si: a mudança! A mudança exige retirarmo-nos da nossa zona de conforto, ou seja, do nosso espaço de segurança e estabilidade. Embora algumas pessoas optem por ainda não ter a vida que “sonhavam”, como por exemplo, trabalhar no que realmente gostariam de fazer, ou visitar lugares exóticos e distantes, ou iniciar uma relação amorosa, a verdade, é que essa opção tem como base o critério da Segurança. A segurança encontrasse na “posse” do conhecimento do que ocorre diariamente, permitindo-lhe prever e controlar o que está por vir. Assim por exemplo, fico com a mesma pessoa numa relação conhecida, embora não a ame mais, porém sei como lidar com ela. Esse critério de escolha é mais forte do que o “salto” para o desconhecido. Dessa forma, é atribuída à segurança um nível de importância superior do que à felicidade de viver com quem ama, realizar o que se gosta, ou visitar o país exótico.

Por vezes também, a segurança proporciona para alguns, o conforto que foi resultado de anos em investimento pessoal em certas áreas. Poderá neste momento, perguntar-se: bom….agora vou fazer o que gosto…? Tenho que pagar as contas…a casa, o carro, a internet, os ….e muitas outras razões que apresenta. Recorde-se que todas estas razões foram decisões tomadas no seu passado, que criaram o que é agora o seu presente!

Se deseja mudar, sonhar com um novo futuro, primeiro é bom refletir que tudo é mudança. Quem sabe se a sua empresa continuará a funcionar daqui há 10 anos? Ou se soubesse que tinha seu tempo de vida limitado, o que gostaria de fazer que ainda não o fez? Imagine que um dia, no futuro, olhe para trás e pergunte-se: o que aconteceu? Uma das piores frases que poderá dizer a si próprio é – desperdicei a minha vida e não vivi tudo o que queria ter vivido!

De facto, nada é seguro. Nem a pessoa com quem vive, nem a empresa na qual trabalha e nem mesmo, a sua vida….Então, talvez seja melhor “assegurar-se” que caso estivesse num “beco sem saída” na sua vida pessoal ou profissional, o que mudaria para viver em 2018 o futuro desejado? Quanto é que gostaria de ganhar financeiramente? Como estaria satisfeito pessoalmente? No que estaria a trabalhar? Que desporto estaria a praticar ou que instrumento estaria a tocar?

Quer ter um novo futuro? Como? Muitos participantes que realizaram o nosso programa de coaching,” re-definiram” novos caminhos nas suas vidas. Através de técnicas práticas colocaram em ação o que desejavam. Lembre-se que apenas os sonhadores sonham, e os bem-sucedidos decidem e agem em prol dos seus sonhos!

© MORE Institut, Ltd.

Autor: Karina Milheiros,

Master Trainer Coach, Sénior Coach, Master Trainer PNL, Presidente da IHCOS, IN, ICI,

Vice-Presidente da ECA.

Newsletter Maio, 2008,

Revisto segundo as regras do novo acordo ortográfico.

Leave a Reply