Quer ser um Líder de Sucesso?

Diariamente, gestores, empresários, diretores, chefias, lidam com a situação dos colaboradores trazerem problemas ao conhecimento do seu superior. Um colaborador orientado para objetivos e para o sucesso, não fala apenas nos problemas. Esses colaboradores, fazem o seu melhor para resolver o problema. E Como? O colaborador demonstrará a sua criatividade e flexibilidade extras para encontrar a solução para a situação. E como um bom gestor, empresário ou administrador, poderá ser um líder bem sucedido? Formando os seus colaboradores, a relatarem a si, não só o problema, mas as possíveis soluções, antes de darem a conhecer o problema. A PNL e o Coaching fornecem estruturas linguísticas e estratégias mentais para saber como delegar, gerir e conduzir para que cada colaborador seja um líder no seu campo de ação.

Conceptual sign of sucess in business and lifeYOU ARE ALWAYS MORE! Segue um simples esquema sumarizado em 6 etapas, a forma como o colaborador poderá lidar com o problema, focado na solução:

1.    Qual e no que consiste o problema? Se não há definição do problema, será difícil definir soluções específicas para o mesmo;

2.    Quais são todas as causas possíveis que criaram o problema? Por vezes, a causa do problema poderá ser desconhecida, mas outras vezes, haverá muitas causas possíveis. Um exame pormenorizado no tempo poderá descobrir as causas e soluções para os problemas;

3.    Todas as soluções são possíveis? Poderá ocorrer que nem todas as soluções são possíveis. Por vezes colaboradores em outras áreas podem ter experiência no problema, e poderão contribuir com conselhos e soluções úteis. Assim também eles sentiram que são importantes na organização.

4.    Perguntar ao colaborador: Que solução sugere? Deixar que ele escolha a solução que lhe faz sentido. Isto conduz que ele reflita e demonstre o tipo de raciocínio e capacidades que possui. Assim, como líder, saberá os talentos escondidos na sua equipa.

5.    Incentive ao colaborador reconsiderar a solução: Quais são as consequências dessa solução?Por exemplo, se tivesse uma ferida no pé, eliminar o pé poderia resolver o problema, porém conduziria a problemas maiores;

6.    Que recursos são precisos para implementar a solução? Por exemplo, se encontrasse a sua casa repleta de baratas, uma solução poderia ser a mudança para uma casa nova. Ao considerar os recursos necessários, esta solução poderia ser dispendiosa em termos financeiros e de tempo. A solução mais prática e menos dispendiosa, poderia ser, neste caso, uma desinfestação.

Os benefícios deste tipo de gestão resumem-se nos seguintes aspectos:

  • Maior eficiência em termos de tempo;
  • Definição mais rápida dos problemas.
  • Satisfação e independência do colaborador
  • Redução das suas preocupações
  • Maior produtividade

E o sucesso vem como consequência!

© MORE Institut Ltd.
Autor: Karina Milheiros
Master Trainer Coach, Sénior Coach, Master Trainer PNL, Presidente da IHCOS, IN, ICI, Vice-Presidente da ECA.
Newsletter Outubro 2007

Leave a Reply