Os Dois lados da Moeda.

Você não pode dividir uma moeda sem destruí-la. Ambos os lados pertencem à mesma moeda – são dois e um ao mesmo tempo. Da interação combinada de ambos os lados resulta o seu valor.
Fácil – não é? O que é tão óbvio para as moedas, não é tão óbvio em outros contextos da vida.

 

Às vezes, estou atónito com a frequência pela qual as pessoas não veem “os dois lados de uma moeda”. Algumas pessoas querem sempre receber, mas nunca dão. Há pessoas que querem sempre retirar o máximo para elas. Outros querem ser sempre os primeiros da fila, os vencedores. Mas não existe um obter sem dar, e não há vencedor sem perdedor. Eles fazem parte da mesma moeda, mesmo assim, às vezes, não percebemos isso e alguns vencedores não querem vê-lo. O mundo pertence aos vencedores. E os perdedores? Eles devem se mudar para outro planeta, de forma que os vencedores possam ficar um com os outros?

É um comportamento comum e parte da nossa educação diária de marketing – você deve ser o vencedor. E não olhamos para o outro lado, o reverso dessa moeda. E não pensamos nas consequências de ignorar o reverso.

Como MORE Institut, nós oferecemos serviços de formação e humanistic coaching e, portanto, somos um fornecedor. E fornecemos serviços aos clientes ou consumidores. Um fornecedor sem clientes não existe, e um cliente sem ter nenhum fornecedor não tem muito significado. É outro exemplo do “cara ou coroa” em nossa vida diária. Às vezes, eu observo os clientes que tratam seus fornecedores como um saco de batatas deterioradas com mau cheiro terrível. E sim! Às vezes, podemos ver o contrário. Fornecedores que pensam que os clientes são caganitas de cães no passeio.

Mas, na realidade, não há fornecedores e não há clientes – o que existem são seres humanos. E, em nosso tempo atual, num determinado momento estamos no papel de cliente, e noutro momento, estamos no papel de um fornecedor. Então, está em si, se o seu foco vai para o papel que o outro desempenha, ou se você olha para o ser humano. E é você mesmo, quem decide de que maneira estará interagindo com a sua contraparte. E como você pertence à mesma “moeda” – pode ser uma boa escolha agir de forma MAIS HUMANA.

Em nossas sessões de humanistic coaching, muitas vezes, temos clientes que nos chegam porque querem alcançar seus objetivos. Isso é algo positivo. O coaching é também feito para isso. Quando aplicamos nossa metodologia humanística ao coaching, trabalhamos todos os aspetos importantes relacionados ao objetivo. E é somente neste processo, quando muitos dos nossos clientes se tornam conscientes do outro lado da moeda, a parte que não foi vista, mas que adviria automaticamente, porque faz parte da mesma moeda.

É sempre uma boa escolha olhar também a coroa, o reverso da moeda, antes de decidir. E, um humanistic Coach pode ser uma grande ajuda para você.

 

© MORE Institut Ltd.
Autor: Fridolin L. Kimmig
Humanistic Coach Master Trainer-IHCOS®
Presidente internacional da IHCOS, Vice-Presidente da ECA, Embaixador da ICI e IN
Em MOREletter, 06.07. 2017